A periodontologia é a área da medicina dentária que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam os tecidos de suporte dos dentes, ou seja osso de suporte dentário e gengivas.
A doença periodontal que afeta cerca de 65% dos pacientes adultos é, ainda hoje, tardiamente diagnosticada muitas vezes pela ausência de sintomas iniciais. A doença periodontal é uma infeção bacteriana que evolui cronicamente e que pode levar à perda de osso de suporte dos dentes, mobilidade dentária, movimentação e aparecimento de espaços entre os dentes, abcessos periodontais, bolsas periodontais e recessões gengivais. Há fatores de risco genéticos, diabetes descontrolada, tabaco que podem estar associados à sua gravidade e taxa de progressão.
O tratamento da doença periodontal poderá passar por uma primeira fase dirigida à causa (placa bacteriana) com raspagem e alisamento radicular das bolsas ativas e depois por fases cirúrgicas posteriores com o objetivo de eliminar bolsas periodontais e/ou regenerar tecidos de suporte perdidos.
A periodontologia clínica engloba igualmente tratamentos plásticos periodontais como recobrimento de recessões gengivais com a raíz previamente exposta ou aumentos de gengiva aderida e eliminação de freios patológicos. Engloba, ainda, procedimentos estéticos de aumento de volume gengival e correções de assimetrias da margem gengival ou sorrisos que mostram muito a gengiva (sorriso gengival), quer à volta de dentes quer em redor de implantes.
Relaciona-se também com a ortodontia, prótese fixa, dentisteria e implantes duma forma muito estreita num enquadramento multidisciplinar da abordagem da saúde oral do paciente.
É, por isso, uma área com grande impacto não só na saúde geral do paciente, uma vez que se relaciona com a diabetes, artrite reumatoide, bebés prematuros de baixo peso à nascença e mesmo maior incidência de cancro oral quando está presente sem tratamento. Influencia igualmente o bem estar do paciente enquanto diminuição de capacidades mastigatória, fonética e impacto no sorriso e auto-estima dos mesmos.
Dedicar-me á periodontologia é ter a possibilidade de ajudar ao bem-estar e saúde dos outros duma forma muito compensadora. A boca é uma área nobre e o que podemos fazer hoje em dia em medicina dentária é absolutamente gratificante para o profissional e para o doente.
A periodontologia é um aliciante desafio na construção diária de sorrisos saudáveis e bonitos.
Casos Clínicos
caso de perio 1 – tratamento periodontal de incisivos inferiores
caso de perio 2 – aumento de gengiva aderida
Mais casos clínicos veja neste Link