Endodontia

Endodontia, o que é?

Vulgarmente designada por desvitalização (tirar o nervo do dente), é a especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da parte interna dos dentes (polpa – nervo e vasos sanguíneos) e por consequência da área anexa às raízes.

 

E um Endodontista?

Endodontista é um Médico Dentista que fez uma formação pós-graduada específica para ficar mais habilitado a executar correctamente os tratamentos que lhe permitem salvar os dentes naturais

 

Em que consiste a Endodontia?

O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa inflamada ou infeccionada dos canais, desinfecção e obturação dos mesmos com um material que impede a proliferação bacteriana.

 

Quando intervém o Endodontista?

O endodontista tem de intervir quando existe patologia pulpar, seja ela provocada por cárie, traumatismo ou outro fator. Assim, dor ao frio ou ao quente, dor ao toque ou mastigação (dor quando trinco, fisgada), dor espontânea, presença de abcesso ou fístula (pequena bolhinha na gengiva), são todos sinais e sintomas que requerem o trabalho especializado do Endodontista.

 

 

Tecnologia de ponta

Para lhe proporcionar um trabalho de excelência recorremos à mais recente tecnologia de topo mundial como sejam os casos do Microscópio Óptico Odontológico, CBCT (tomografia computorizada de feixe cónico), instrumentação mecanizada, obturação termoplástica, entre outros.

 

Quais os benefícios da Endodontia?

Este tipo de tratamento permite salvar dentes naturais preservando-os do ponto de vista estético e funcional, que de outra forma seriam extraídos.

Quantas consultas são necessárias?

A maioria dos tratamentos são realizados numa ou duas consultas. Alguns casos mais complexos podem necessitar de mais tempo.

 

O tratamento endodôntico provoca dor?

O tratamento endodôntico pode ser realizado sob efeito de anestesia pelo que o procedimento em si não é doloroso para o paciente.

 

O que é um retratamento endodôntico?

O retratamento endodôntico faz-se necessário quando um tratamento endodôntico prévio fracassa (dor num dente desvitalizado, o meu dente está desvitalizado porque me doi? Ou dentes desvitalizados também doem?). Este tratamento consiste na remoção do material obturador antigo, desinfeção dos canais e sua re-instrumentação e por último novo preenchimento hermético dos canais.