Endodontia-Caso 1 – Desvitalização
Paciente veio à nossa consulta com queixas de dor quando ingeria bebidas frias. Após detalhado diagnóstico confirmamos pulpite irreversível. Depois de realizada a Endodontia os sintomas desapareceram e o dente foi restaurado convenientemente.
Foi feito um check-up e ao fazer a radiografia panorâmica foi perceptível a presença de uma grande lesão óssea associada a uma desvitalização antiga. Procedemos ao Retratamento e após um ano e meio verificamos uma significativa redução do tamanho da lesão.
Paciente referia dor permanente no dente e com aumento significativo ao ingerir bebidas quentes. Após observação e radiografia verificamos a presença de cárie e infecção associada à raiz. Depois da desvitalização concluida os sintomas desapareceram por completo.
Paciente queixava-se da alteração de cor que o dente apresentava e de algum desconforto ao toque. Após observação e exame radiográfico foi perceptível a falha no tratamento realizado anteriormente. Fizemos o Retratamento e os sintomas desapareceram.
Paciente tinha realizado uma coroa cerâmica sobre o dente uns meses antes de surgir com abcesso nessa zona. Fizemos o acesso aos canais através da coroa, desvitalizamos o dente e o abcesso desapareceu.
Paciente com queixas de moedeira num dente. Após observação e percussão concluímos que o tratamento passaria pela desvitalização. Tratava-se de um dente com uma anatomia interna bastante complexa, facto que só foi possível perceber com o auxílio do microscópio odontológico.
Paciente com queixas de impactação de alimentos entre dois dentes. Depois de observarmos percebemos a existência de grande destruição dentaria e de uma desvitalização previa insuficiente. Fizemos o Retratamento dos canais que já antes tinham sido intervencionados e com o auxílio do microscópio localizamos mais um canal nunca instrumentado. Caso o canal não fosse encontrado a probabilidade de insucesso seria muito grande.