A osteopatia é uma disciplina terapêutica que usa a manipulação manual para desbloquear restrições de mobilidade nos músculos, esqueleto, articulações e órgão internos.
Esta técnica de tratamento aborda o organismo como um todo, procura reduzir o desconforto, promover a flexibilidade e restaurar o equilíbrio do organismo. Pode ser indicada em todas as idades, para tratar diversas patologias, no seu tratamento e prevenção, sem recurso a medicamentos ou intervenções cirúrgicas.
O QUE TRATA?
A Osteopatia tem uma área de intervenção vasta, podendo tratar várias doenças.
Lombalgias, ciatalgias, hérnias discais, artroses, tendinites, torcicolos, síndromes do túnel cárpico, escolioses, tensões ou contraturas musculares são as patologias mais frequentes.
A osteopatia ajuda também na resolução de problemas posturais, respiratórios e digestivos, bem como enxaquecas e insónias.
ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM) E OSTEOPATIA
A articulação temporomandibular (ATM) é o ponto de articulação entre o osso temporal (osso do crânio) e a mandíbula.
A disfunção da ATM consiste no funcionamento anormal de elementos desta articulação.
A osteopatia ajuda a melhorar a postura, na redução de processos inflamatórios, a normalizar o movimento da mandíbula, a diminuir as dores, a descomprimir e alinhar a ATM.
A tensão intra-articular, que advém da contração excessiva dos músculos da mastigação, causa sobrecarga na articulação temporomandibular, dor e inflamação da ATM.
A osteopatia consegue, através de técnicas específicas, a diminuição dos sintomas, para recuperação do movimento e da função da ATM.