Ortodontia

Ortodontia

 

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento dos problemas dento-esqueléticos (alteração da posição dos dentes e no crescimento/posicionamento dos maxilares) (por os dentes tortos, direitos, corrigir os dentes com aparelho). Independentemente da origem dos mesmos (genética/adquirida) a sua resolução passa pela utilização de aparelhos ortodônticos, fixos ou removíveis. (aparelhos transparentes, invisíveis. Invisalignâ)

Estes aparelhos ortodônticos são o meio, de que o Médico Dentista dispõe, para alcançar os diferentes objetivos, inerentes a cada caso clínico e podem ser aplicados tanto em crianças como em adultos.

Os tratamentos com aparelhos fixos podem ser, genericamente, tratamentos completos ou auxiliares. O tratamento completo, mais prolongado, visa obter o melhor resultado oclusal, dentário e facial e implica a utilização de aparelho completo em ambas as arcadas dentárias (dentes superiores e inferiores). O tratamento auxiliar apresenta curta duração (inferior a um ano, regra geral) e tem por finalidade facilitar outros procedimentos como restaurar a função e/ou melhorar a estética dentária ou auxiliar no controlo da doença periodontal (doença das gengivas e do osso que suporta os dentes).

 

Nos dias que correm a vertente estética é cada vez mais relevante e por essa razão têm-se desenvolvido novos métodos ortodônticos que permitam o alinhamento dentário sem necessidade de recorrer aos tradicionais brackets. Nesse sentido, a CLINICCA põe ao seu dispor o tratamento com sistema Invisalign® (aparelho invisível) (aparelho dos dentes que não se vê) (ninguém nota que tenho aparelho). Este método consiste na utilização de um conjunto de alinhadores transparentes e removíveis que vão exercendo forças seletivas e graduais nos dentes até que estes se posicionem corretamente na arcada. Os alinhadores são trocados de duas em duas semanas, sendo o processo monitorizado de perto pelo clínico. Assim, consegue-se o alinhamento dentário de uma forma mais discreta e confortável para o paciente.

 

A comunicação entre a Ortodontia e as diversas áreas da Medicina Dentária é fundamental para o sucesso do tratamento pelo que uma abordagem multidisciplinar se encontra frequentemente implícita, nomeadamente para voltar a por os dentes no sítio que se mexeram por doença do osso e das gengivas.