Periodontologia-Caso 2 – Recessões gengivais (raíz dos dentes á mostra)
História clínica
Paciente, sexo feminino com 22 anos, sem patologia sistémica assinalável, não-fumadora, apresenta recessão gengival classe II de Miller na região do dente 4.1 com início após tratamento ortodontico, já em fase de contenção permanente (Raíz dos dentes á mostra depois de usar aparelho nos dentes).
Motivo da consulta
A recessão gengival tem vindo a agravar-se deixando o dente extremamente sensível às diferenças de temperatura e à escovagem.
Diagnóstico
Recessão gengival classe II de Miller severa com cerca de 10 mm de altura e 3 mm de largura, por mau posicionamento radicular dentro do processo alveolar.
Tratamento e descrição da técnica utilizada
O recobrimento radicular nestas situações (puxar a gengiva para tapar a raíz dos dentes) será mais previsível se o posicionamento radicular for corrigido previamente à cirurgia mucogengival. A paciente não aceitou voltar a colocar aparelho ortodontico com este objectivo e o risco cirúrgico foi-lhe explicado. Uma vez que se tratava de um biótipo gengival favorável com espessura de gengiva aderida adequada lateralmente à recessão foi seleccionada uma técnica de enxerto de rotação lateral com plastia radicular para diminuir a convexidade vestibular e aplicação de gel de proteínas derivadas da matriz de esmalte Emdogain®.
Após descolamento parcial do retalho a raiz foi raspada, alisada e condicionada 2 minutos com gel de EDTA a 24%. Este gel foi depois lavado e sobre a raiz aplicado o gel de proteínas derivadas da matriz de esmalte Emdogain®, banhando toda a superfície radicular. O retalho foi então rodado e posicionado de modo a recobrir a recessão, e perfeitamente imobilizado pela sutura.
Resultado
Recobrimento radicular praticamente de 100% da recessão com ganho efectivo de gengiva aderida. A sensibilidade às diferenças de temperatura e escovagem diminui significativamente.
Conclusões
O gel de proteínas derivadas da matriz de esmalte Emdogain® pode ajudar significativamente na previsibilidade das técnicas de recobrimento radicular, sobretudo quando grande quantidade de superfície radicular está exposta.
Fig. 1 – Recessão gengival classe II de Miller no dente 4.1 iniciada após tratamento ortodontico.
Fig. 2 – Radiografia periapical pré-operatória sem perda de osso interproximal.
Fig. 3 – Incisão em espessura parcial para enxerto de rotação lateral.
Fig. 4 – Preparação da raiz exposta com diminuição da sua convexidade e aplicação sobre a raiz do gel de EDTA a 24% durante 2 minutos. Este gel é depois lavado da superfície radicular com soro fisiológico.
Fig. 5 – Aplicação, sobre a superfície da raiz, de gel de proteínas derivadas da matriz de esmalte Emdogain®.
Fig. 6 – Rotação lateral do retalho de espessura parcial no sentido do recobrimento radicular.
Fig. 7 – Sutura do retalho em posição com sutura Gore-tex® 6-0
Fig. 8 – Cicatrização às 4 semanas.
Fig. 9 – Estabilidade da margem gengival a